Bromélias

A História da Bromélia

As Bromélias entraram na história registrada cerca de 500 anos atrás, quando Colombo introduziu o abacaxi (Ananas comosus) na Espanha ao retornar de sua segunda viagem às Américas, ele o encontrou sendo cultivado pelos índios caribenhos nas Índias Ocidentais.Dentro de 50 anos, essas frutas tropicais estavam sendo cultivadas na Índia e em outros países do velho mundo.

Demorou algum tempo para as outras bromélias serem cultivadas. Em 1776 a Guzmania lingulata chegou à Europa. A Aechmea fasciata foi em seguida, em 1828, e a Vriesea splendens, em 1840.

Nos últimos 100 anos, as bromélias tornaram-se amplamente usadas como plantas ornamentais. Originalmente encontradas apenas nos Jardins Botânicos Reais, ou nas estufas privadas de europeus ricos, sua popularidade se espalhou, gradativamente, para as massas. Hoje, as bromélias estão mais disponíveis para os entusiastas do que nunca. Novas espécies estão sendo descobertas e cultivadores estão criando novos híbridos cada vez mais impressionantes.

Usos da Bromélia

Embora o abacaxi seja o único membro da família cultivado para alimentação, várias espécies como a Neoglaziovia variegata são cultivadas como fonte de fibra. As hastes do abacaxi são uma fonte da enzima digestora de proteínas chamada bromelina, usada também como amaciante de carne. A Tillandsia usneoides foi usada por muito tempo como enchimento de estofados. Hoje o uso da Bromélia na decoração interna e externa, é seu principal uso. O mercado de colecionadores também é um segmento em franca expansão.

Onde as Bromélias crescem e como elas crescem

As Bromélias são uma família neotropical, ou seja, crescem exclusivamente nos trópicos esubtrópicos do Novo Mundo. A maioria vem da América do Sul, com o maior número deespécies encontradas no Brasil. Elas variam do Chile e Argentina, na América do Sul até aAmérica Central e o Caribe, atingindo seu limite norte perto da Virgínia, no sudeste dosEstados Unidos. A faixa de altitude das Bromélias varia do nível do mar a mais de 14.000pés. Elas podem ser encontradas em uma grande variedade de habitats, de desertosquentes e secos à florestas tropicais úmidas e regiões montanhosas frias.Elas são encontradas em várias situações de crescimento, que chamamos de hábitosvegetativos.As terrestres são encontradas crescendo no solo, sob o sol ao longo de praias arenosas,ou sub-bosques sombrios de uma floresta, entre folhas e detritos.

As espécies rupícolas ou saxônicas, são encontradas crescendo nas rochas. Elas podemcrescer em afloramentos rochosos duros, onde suas raízes podem penetrar em fendas efissuras para localizar umidade e nutrientes orgânicos.As Bromélias epífitas, crescem sobre outras plantas, em geral árvores, arbustos,palmeiras ou até mesmo cactos. Apesar de estarem sobre outros seres vivos, elas nãoextraem deles o seu alimento, utilizam-se apenas de suas raízes para a fixação.